Museu de Arte Sacra de Laranjeiras - Conhecendo sua história.
 
 
O Museu de Arte Sacra de Laranjeiras (MASL) teve sua criação consolidada através Convênio n.º 003 de 15 de maio de 1978, firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura, a Arquidiocese de Aracaju e a Prefeitura Municipal de Laranjeiras. Nesta data deu-se a assinatura do Convênio e a inauguração do museu como espaço de representação da cultura local a partir da sua coleção sacra.

Contudo, coube à Arquidiocese autorizar a guarda do patrimônio eclesiástico para o museu, uma vez que esse patrimônio tem como tutoria à igreja, ou a Cúria metropolitana sob a responsabilidade imediata do Arcebispo. Competiu à Prefeitura Municipal de Laranjeiras a responsabilidade em ceder um local para a sede do museu, e coube ao Governo Estado de Sergipe a responsabilidade da manutenção e segurança de pessoal para gerir a instituição.

Posteriormente, foi determinado um local para a instalação do museu e suas obras que foram designadas para exposição na Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos, localizada no município de Laranjeiras, à Praça Josino Menezes.

 
 


 Primeira Sede do Museu de Arte Sacra, Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos.

 


 

                        Fonte: acervo da pesquisa (2018)

 As peças foram selecionadas de acordo com os objetivos expográficos e pelo valor histórico da obra. Formado por aproximadamente 800 (oitocentas) peças de grande, médio e pequeno porte. O acervo foi assim constituído por: imaginárias, objetos litúrgicos, indumentária, paramentos, objetos tridimensionais, realias, iconografias, mobiliário, tulipas em vidros de diferentes tamanhos, castiçais em prata, bronze e latão, e a doação de uma pequena pinacoteca composta por obras de artistas sergipanos.

A partir de então, a ação conjunta entre as instituições mantenedoras levou à criação do Museu de Arte Sacra de Laranjeiras, com o objetivo de promover a guarda e a preservação da memória e da identidade da cidade, ressignificadas através das suas obras sacras.  

Sua inauguração foi marcada pela assinatura do convênio nº 003 de 15 de maio de 1978 firmado entre as partes responsáveis por sua criação. Coube à Arquidiocese autorizar a guarda do patrimônio eclesiástico, a prefeitura a responsabilidade de ceder um local para a sede do museu, ao Estado coube à responsabilidade da manutenção e segurança de pessoal para gerir a instituição.


Segunda e atual sede do MASL

 

Decorridos dezessete anos após sua inauguração em maio de 1995, o MASL ganhou uma nova sede, um casarão localizado na Praça Heráclito Diniz Gonçalves, ou (Praça da Igreja Matriz),
 
 

 Segunda sede do Museu de Arte Sacra de Laranjeiras


Fonte: Juliana de Jesus (2018)

 



 

 “O ‘casarão’ ou ‘Casa Amarela’ datada do início do século XX, possui uma arquitetura totalmente Eclética”, proveniente da transição dos estilos próprios do período em transição, marcado pelo Barroco, mesclado a outros estilos arquitetônico, com combinação de elementos neoclássico com suas colunas jônicas, com balaustrada[4] e abrandamento e volutas e detalhes da Art Nouveau, que mostra o seu interior todo decorado artisticamente com detalhes que marcam esse estilo. Há também a presença do estilo Rococó de influência francesa, bem mais leve e requintado, e no teto a presença de ornamentos em flores sobrepostas.
 
 Coleção imagens de Roca.
Fonte: Mozart Daltron
(2019)

Teto (estilo eclético) 
Fonte: Mozart Daltron
(2019)
 
O prédio pertenceu a um dos senhores de Engenhos da região, de família abastada, sua construção durou em torno de dois anos para ser concluída e, de acordo com o professor Jorge Luiz Santos, as peças foram quase todas importadas de Portugal, assim como a origem de seu mestre de obras. Apenas as pedras e outros materiais encontrados na região foram usados na construção. O proprietário o Sr. Lafaiete de Pimentel Franco, a construiu para servir-lhe de residência, especialmente para seu casamento. A decoração nas paredes e teto deve-se a um artista e mestre de obras português residiu na cidade. (Santos, 2018)  



São Pedro
Fonte: Mozart Daltron
(2019)
 
Um convite para visitar o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras.

Comentários

  1. O Museu de Arte Sacra de Laranjeiras tem em seu acervo obras são inesquecíveis que nos leva a uma viagem ao período do Barroco e nos lembra as obras encontradas nas cidades históricas de Minas Gerais e das cidades do Estado Baiano

    ResponderExcluir

Postar um comentário